Pode crer que é assim

sábado, 7 de março de 2015

RESUMO DA PARÁBOLA

ONDE ESTÁ?
parábola do rico sem juízo está registrada em Lucas 12.16-21
RESUMO DA PARÁBOLA
Jesus conta a história de um homem que conseguiu uma safra surpreendentemente abundante. Diante dessa grande bênção, ele planeja construir celeiros maiores para que guardasse toda a sua riqueza para então aproveitar tudo que a riqueza poderia lhe proporcionar por anos e anos. Deus entra na história reprovando a atitude do homem que, segundo Deus, morreria naquele mesmo dia. Jesus critica o cuidado excessivo do homem em ajuntar tesouros terrenos e o descuido total do homem em construir tesouros celestiais, que agradassem a Deus.
Explicando as parábolas de Jesus: O rico sem juízo
ENSINOS DA PARÁBOLA
A bênção dada por Deus pode se transformar em maldição em nossas vidas. Observe que o homem citado na parábola recebeu uma grande bênção material do Senhor. Seu campo produziu uma grande colheita. Porém, o homem não soube como empregar a bênção de Deus como bênção para sua vida e para as pessoas em redor, antes, a transformou em uma maldição em sua vida, devido ao uso incorreto que fez dela. Ele colocou todo o seu coração na riqueza e não Naquele que lhe havia proporcionado a riqueza.

A bênção dada por Deus deve primeiramente servir para adorar a Deus.A grande safra que Deus deu a esse homem em si não foi pecaminosa. O grande problema foi que o homem da parábola não glorificou a Deus e ainda fez da riqueza o centro de sua vida, sua maior segurança, colocou sua fé nela, deixando de lado o verdadeiro abençoador de sua vida, Deus. O Senhor considerou que ele havia usado Suas bênçãos apenas para construir tesouros terrenos, esquecendo-se do principal, o espiritual. Daí chamá-lo de louco (Lc 12.20).
Nossos planos sempre devem estar diante da vontade de Deus. Deus enfatizou que o homem era um “louco”, pois fazia planos de forma desregrada, sem sequer colocá-los diante de Deus, sem sequer refletir na brevidade da vida. Deus não fazia parte de seus planos. O homem da parábola colocava toda a sua energia em seus planos sem refletir que precisava também agradar a Deus naquilo que estava planejando e fazendo.
O que estamos construindo em nossa vida é para quem? A inquietante pergunta de Deus ao homem rico, que só se preocupava com o “material”, nos faz refletir sobre como temos lidado com a realidade da nossa eternidade. Um dia todos morrerão e a Bíblia é clara a respeito de que a nossa eternidade dependerá da nossa vida com Deus aqui nessa terra. O homem da parábola parece ter esquecido Deus e parece estar caminhando a passos largos para o inferno. É o que muitos de nós também fazemos. Se hoje fosse o dia de sua morte, aquilo que você construiu foi para Deus ou para outro?
E VOCÊ, O QUE APRENDE COM ESSA PARÁBOLA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário