Pode crer que é assim

quinta-feira, 21 de maio de 2015

2 segredos ensinados por Jesus para não se ter uma vida arruinada

Ninguém em sã consciência deseja uma vida arruinada. Deseja? Todos desejamos uma vida que agrade a Deus e que seja recheada com as bênçãos do Senhor. Mas sabemos que isso não é algo automático em nossa vida e que apenas desejar ou não algo não faz com que aquilo aconteça ou não em nossa vida. Deus é misericordioso, Deus é amor, mas Deus também nos dá tarefas a cumprir, a fim de que façamos a nossa parte nessa cooperação com Ele. Por isso, Paulo afirma que “de Deus somos cooperadores” (1Coríntios 3:9). Há algo a fazer além do “desejar”.
Nesse sentido o Mestre Jesus Cristo nos ensina que a pessoa que constrói a sua casa sobre a terra, sem alicerces, sem trabalho duro, sem dedicação e atenção à forma correta de se construir, colherá em algum tempo uma grade ruína: “…é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” (Lucas 6:49).
2 segredos ensinados por Jesus para não se ter uma vida arruinada
Mas como não ser esse homem arruinado? Como fugir dessa triste tragédia de se ter uma vida arruinada, destruída? A resposta a essa pergunta está nesses dois segredos que o Mestre nos ensina:

    Segredo 1: Ouça as palavras que Jesus disse

Jesus é claro ao afirmar que aquele que ouve as Suas palavras é aquele que constrói a sua casa sobre um firme alicerce e, por estar bem construída, essa casa não cairá:“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras (…) É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.” (Lucas 6:47-48).
Ouvir as palavras de Jesus é muito mais do que o simples ato de escutar. Ouvir as palavras de Jesus é dar valor a elas, é procurá-las, é estudá-las, é meditá-las. Vai muito além do simples ato de ouvir. Precisamos compreender os ensinos de Jesus com todo o nosso ser. Isso é o ouvir ensinado por Cristo. O exemplo bíblico mais próximo desse ensino de Jesus é o homem do Salmo 1.2: “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”.
Aqui cabe algumas perguntas importantes: o que tenho feito para ouvir as Palavras de Jesus? Para entrar em contato com elas, conhece-las mais a fundo? Qual esforço tenho empreendido para que as palavras de Cristo estejam dentro de minha mente em meu dia a dia?

Segredo 2: Pratique aquilo que você ouviu de Jesus

Entender as palavras de Jesus é o primeiro e mais importante segredo, mas não é o único. O ensino de Jesus avança para um território ousado. É preciso praticar aquilo que se ouviu. Isso implica em coragem para ir além do desejo e entrar no campo da prática da vontade de Deus. Aqui escorregamos muitas vezes. Jesus disse, por exemplo, para amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem (Mateus 5:44). Aprendemos isso, ouvimos, sabemos. Mas cumprimos?
A resposta a essa pergunta separa os construtores prudentes (que constroem com alicerces profundos e fortes) dos construtores imprudentes (que preferem construir baseados num projeto fácil de se executar).

Quem não está disposto a ouvir com atenção e praticar as palavras de Jesus certamente já está com sua “casa” em ruínas ou terá a “casa” arruinada por qualquer intempérie da vida.as de Jesus: Parábola dos talentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário