Pode crer que é assim

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Surpreenda os seus inimigos


inimigos, atitude, paz, harmonia“se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.” (Rm 12. 20)
O nosso mundo requer de nós uma sequência lógica para a maioria das coisas. Um mais um são dois. O exemplo matemático é repassado para quase todas as áreas de nossas vidas. Sendo assim, inimigos devem receber o troco sempre. Isso é lógica. Se me faz algo de mal, a sequencia lógica de ação é pagar na mesma moeda. Essa é a experiência prática do dia a dia.
A Bíblia, porém, lança um desafio a todos: Surpreender os nossos inimigos. Surpreendê-los é agir de forma contrária a lógica do mundo. O verso inicial nos diz“se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber” (Rm 12. 20).Isso é totalmente ilógico para nós! Fornecer comida a quem me opõe? Matar a sede daquele que me fez mal? Pois bem, este é o padrão de ação dado por Deus aos seus filhos. Esta é uma virtude a ser perseguida com grande empenho e esforço.
    É importante observar que Deus não nos manda fazer coisas sem objetivo. O objetivo dessa atitude ilógica para o mundo é dar um grande exemplo a ele e deixá-lo perplexo diante do bem que estamos fazendo. Isso é ser luz e sal. O verso termina dizendo “porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.” (Rm 12. 20).Essa expressão equivale a fazer com que o inimigo fique envergonhado diante do bom procedimento, equivale a surpreender positivamente o inimigo e impactá-lo com um padrão de atitude vindo de Deus e que faz a diferença.
Fico muito decepcionado quando encontro pessoas que “rasgam” trechos da Bíblia como se não estivessem ali. Este é um dos trechos que as pessoas costumam deixar pra lá, porque não querem dar-se ao tremendo esforço de agir “ilogicamente”, amando e perdoando inimigos, pois isso é doloroso para o seu ego. Preferem vingar-se e com isso desagradam a Deus, pois estão pecando. Os desafios encontrados na palavra de Deus a nós não nos dão o direito de taxá-los de impossíveis e de abandoná-los como se não existissem.

Se chamamos a Jesus Cristo de Senhor, que quer dizer dono, então devemos ouvir as Suas palavras e praticá-las, mesmo que elas sejam desafios grandiosos que exijam uma auto destruição do nosso ego e do nosso orgulho. É o melhor a fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário