Jesus nunca foi adepto da superficialidade. Seus ensinos e atitudes sempre surpreenderam as pessoas devido à grande profundidade vista neles. Numa de suas demonstrações de ensino e exemplo, quando estava reunido com seus apóstolos, Jesus pega uma toalha e uma bacia com água e começa a lavar os pés dos apóstolos (Jo 13.4-5).
Qual a profundidade desse ensino e atitude de Jesus? O que Ele queria mostrar aos seus discípulos?
A atitude de Jesus chocou seus apóstolos. Pela fala de Pedro percebemos isso:“Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés.” (Jo 13. 6, 8).Pedro disse isso, mostrando que na cabeça dele e, consequentemente, com certeza, de boa parte de seu povo, pela experiência vista no dia a dia, mestres e senhores não lavam os pés de ninguém, apenas tinham seus pés lavados. Daí Pedro resistir à atitude de Jesus.
O ensino do Mestre Jesus Cristo põe no chão os conceitos daquela cultura e daqueles homens. Jesus quebra todos os paradigmas existentes até ali. Após o profundo exemplo, após ter lavado até os pés do explosivo e resistente Pedro, Jesus com uma frase finaliza o seu profundo e poderoso ensino:
“Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.” (Jo 13. 13-14).
Um ensino desafiador que nos manda abrir mãos de quaisquer posições e títulos, e até de hierarquias em nome do amor pelas pessoas. O amor e o serviço são maiores que os títulos e, por isso, devem estar acima deles. Como esse pensamento, conseguimos olhar para o próximo, não de cima para baixo, numa atitude de superioridade, mas de igual para igual, numa atitude de amor e de serviço.
Você está disposto a descer de suas posições para lavar os pés das pessoas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário