Pode crer que é assim

segunda-feira, 25 de maio de 2015

A misericórdia está morrendo?


bem-aventurados, misericórdia, coração, bondade
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mt 5. 7)
Todos nós precisamos rever o nível de misericórdia que temos tido em nossas vidas. Hoje, aqui em minha cidade choveu. Assim que estiou fui fazer uns trabalhos na rua e à minha frente ia andando uma velhinha bem idosa, que andava até com certa dificuldade. De repente passa um carro em alta velocidade, propositalmente numa poça de água, e a molha toda. Que falta de misericórdia, que falta de respeito, de amor, de consideração… de bondade. Este tipo de atitude se repete todos os dias em nossa sociedade. Multiplicam-se as situações que demonstram como a misericórdia está em baixa atualmente. Parece que ela está morrendo na vida das pessoas!
Misericórdia é ter bondade para com os necessitados. Bondade é fruto de um coração que ama, que respeita, que abençoa, que ajuda, que colabora. O egoísmo dos tempos atuais tem matado a misericórdia e transformado o mundo em um lugar frio e cruel. Até alguns que se dizem religiosos estão no grupo dos sem misericórdia, pois poucos ligam para os problemas das pessoas, preferem não se envolver, ainda que tenham possibilidades em mãos.

O ensino do Mestre Jesus se torna, então, uma necessidade imediata. Incorporar a misericórdia à vida é assunto urgente. Isso se faz com atitudes concretas em direção ao próximo. Tiago diz: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tg 4. 17).Não basta ter uma teoria em mente ou uma ideia na cabeça, é preciso colocar em prática, agir.
Deus é o nosso maior exemplo de misericórdia. Não nos olhou como merecíamos; sempre nos ouve, nos abençoa, nos guarda, nos socorre quando precisamos. Até os maus são brindados com a misericórdia de Deus, que lhes dá a chuva, o sol, o alimento, as alegrias… a Sua graça!
A promessa de Jesus ensina que aqueles que forem misericordiosos também alcançarão a misericórdia para as suas vidas, pois todos nós temos as nossas necessidades e precisamos receber misericórdia. Deus abençoa muito especialmente aqueles que andam da forma que Ele deseja, por isso, Ele estende muito mais a sua misericórdia sobre os seus servos do que sobre aqueles que preferem andar contrários à Sua vontade.
Por isso, pense: A misericórdia está morta em sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário