Pode crer que é assim

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Como anda a sua fome e sede?


justiça, justo, verdade, fome e sede
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” (Mt 5. 6)
Fome e sede são as necessidades mais básicas que temos. Tanto que estão entre as primeiras necessidades que buscamos satisfazer com o nosso trabalho e com o nosso empenho diário. A lição de Jesus fala que devemos ter “fome e sede de justiça”. A palavra justiça tem a ver com a prática da vontade de Deus, dos Seus mandamentos, da verdade. Assim, devemos ter fome e sede de fazer a vontade de Deus, de andarmos na verdade, e de buscarmos uma vida justa e reta.
Fome e sede também são necessidades que só cessam com a nossa morte. Todos os dias precisamos comer e beber, e mais de uma vez, inclusive. Assim, precisamos fazer a vontade de Deus em todos os momentos, como uma necessidade diária. No entanto, agir assim tem as suas implicações!
O mundo não é um lugar onde impera a justiça, pelo contrário, fazer a vontade de Deus e obedecer a Sua palavra é uma exceção. Assim, aqueles que lutam para viver uma vida justa, digna e correta, normalmente são perseguidos. Jesus foi o maior exemplo disso. Ele, dizem as Escrituras, não pecou, portanto, teve fome e sede de justiça todos os dias de sua vida sobre esta terra. E por isso, foi perseguido, ignorado, muitas vezes maltratado; e tudo pelo fato Dele viver uma vida justa, sempre nos caminhos e vontade de Deus.
    Um exemplo claro em nosso mundo é quando um rapaz ou uma moça, fazendo a vontade de Deus, resolvem não transar antes do casamento. Ao invés de sua decisão ser motivo de alegria, o mundo se enraivece contra eles; estes jovens são zombados, ridicularizados, julgados, questionados, como se estivessem fazendo algo errado. O mundo não tem fome e sede de justiça, mas fome e sede de pecado!
É nesse ponto que Jesus desafia a fé dos seus discípulos com seu ensino! Jesus e os discípulos sabem que viver uma vida reta neste mundo é nadar contra a maré. Talvez isso represente para alguns a infelicidade [por causa da perseguição]. No entanto, Jesus diz: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” (Mt 5. 6). Ou seja: felizes são aqueles que fazem a vontade de Deus e praticam essa vontade como uma necessidade diária, pois se sentirão felizes e fartos, não pelo mundo, mas pelo contentamento que vem de Deus!
Agora, uma coisa é certa, só teremos essa fome e sede de justiça se estivermos andando ao lado de Deus. Se estivermos andando nos caminhos deste mundo a nossa fome e sede será de fazer o contrário do que diz a palavra de Deus. Não há como, ao mesmo tempo, ter fome e sede de justiça e fome e sede de injustiça.

Como anda a sua fome e sede?

Nenhum comentário:

Postar um comentário